Pesquisa contesta suposto efeito anti-inflamatório da creatina
Revisão de estudos clínicos realizada por pesquisadores da Unesp confirmou a segurança do produto. A conclusão é de uma revisão sistemática com meta-análise conduzida por pesquisadores da Unesp (Universidade Estadual Paulista), que avaliou diversos ensaios clínicos e concluiu que, até o momento, não há evidências consistentes de que a substância reduza marcadores inflamatórios no organismo. O estudo, apoiado pela Fapesp, foi realizado no Centro de Estudos de Revisão Sistemática na Saúde Cardiovascular e Metabólica da Unesp em Marília. Os autores analisaram dados de oito ensaios clínicos randomizados e controlados por placebo para investigar os efeitos da suplementação de creatina sobre os biomarcadores inflamatórios mais comuns. Os resultados foram publicados em fevereiro na revista científica Frontiers in Immunology. No desenvolvimento da apuração, o foco permanece nos desdobramentos diretos do caso, nas posições oficiais envolvidas e nos impactos práticos para o público brasileiro. Use com naturalidade termos como Brasil, Santa Catarina e impactos no dia a dia quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.
Este assunto faz parte da cobertura de Brasil. Para aprofundar a navegação, explore também as editorias conectadas abaixo e leia mais matérias relacionadas ao tema.

Publicidade · Compra direta
Conheça empreendimentos de alto padrão em Meia Praia, Itapema, fale direto com a Koch Construtora e receba atendimento comercial pelo WhatsApp.
Quero comprar com a construtora
Fonte: Folha de S.Paulo