Revisão aponta benefícios para saúde cardiovascular, controle do diabetes e proteção cognitiva, mas alerta para riscos em versões industrializadas. EXAME - Negócios, Economia, Tecnologia e Carreira Assinar Entrar Ciência Home Ciência O lado saudável do chá — e o perigo das versões adoçadas Revisão aponta benefícios para saúde cardiovascular, controle do diabetes e proteção cognitiva, mas alerta para riscos em versões industrializadas (Imagem gerada por IA/Exame). O consumo regular de chá, especialmente o chá verde, pode contribuir para a prevenção de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e alguns tipos de câncer, segundo uma revisão publicada na revista Beverage Plant Research. O estudo foi conduzido por Mingchuan Yang e Li Zhou, do Instituto de Pesquisa do Chá da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, e avaliou evidências experimentais e estudos com seres humanos sobre os efeitos da bebida na saúde. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.