Medida é cirticada por montadoras e, nos bastidores, é vista como aceno à BYD. EXAME - Negócios, Economia, Tecnologia e Carreira Assinar Entrar Brasil Guia do Cidadão Infraestrutura CÂMARA GOVERNO LULA SENADO Home Brasil Governo Lula cria nova cota que isenta veículos elétricos importados de imposto Medida é cirticada por montadoras e, nos bastidores, é vista como aceno à BYD Carros importados: a Casa Civil impulsionou a medida, que atende também a pedidos do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). O governo Lula aprovou, em reunião da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) nesta terça-feira, 23, uma nova cota de importação para veículos eletrificados com isenção de impostos de importação. A medida, que não foi solicitada oficialmente por nenhuma empresa e não foi discutida com o setor automotivo, atende aos interesses comerciais da chinesa BYD. Procurada, a empresa não se manifestou. Oficialmente, a medida foi solicitada pela Casa Civil da Presidência, sem ter sido demandada, o que surpreendeu o setor automotivo. A cota de importação anterior havia expirado em dezembro, quando não foi renovada pelo governo federal. A nova cota opõe a BYD às montadoras tradicionais que operam no Brasil, reunidas na Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Também são contrários à isenção centrais sindicais como a CUT, sindicatos como o dos metalúrgicos do ABC Paulista e entidades do setor de autopeças. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.