Kim Kataguiri (Missão) e Paulo Serra (PSDB), que juntos somavam 10% das intenções de voto, desistiram de concorrer ao governo paulista e afunilam disputa. Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante cerimônia em Comemoração aos 125 Anos do Instituto Butantan. Foto: JOÃO VALÉRIO / Governo do Estado de SP Publicidade. Um dia depois de o deputado Kim Kataguiri (Missão) desistir da disputa ao governo de São Paulo, o pré-candidato Paulo Serra (PSDB) seguiu o mesmo caminho e anunciou que também tentará uma cadeira na Câmara dos Deputados. Com a saída dos dois, que somavam 10% das intenções de votos na última pesquisa Genial/Quaest, a corrida ao Palácio Bandeirantes fica ainda mais polarizada entre o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-ministro Fernando Haddad (PT). A tendência no partido é de apoio ao atual chefe do Executivo. É a primeira vez na história que o PSDB não terá um candidato ao governo de São Paulo, berço do tucanato e governado pela sigla por quase três décadas. Além disso, com as duas desistências, a disputa se desenha, por ora, para um cenário diferente dos últimos dois pleitos, quando a presença de um terceiro nome garantiu uma dissipação de votos, levando a eleição ao segundo turno. Foi assim em 2018, quando Paulo Skaf teve 21%, e em 2022 com o tucano Rodrigo Garcia (18%). Ambos ficaram na terceira colocação, mesmo bem votados. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.