Saab lança caça Gripen desenvolvido com brasileiros
Modelo F, para 2 pilotos, levou cinco anos para ficar pronto, em projeto com a Embraer, FAB e outros. A aeronave foi desenvolvida nos últimos cinco anos em cooperação com a Embraer e a participação de empresas como a AEL e Akaer, e da própria FAB. "Isso poderia ser um obstáculo, mas foi nossa maior conquista. Trabalhamos com 50% de engenheiros suecos e 50% da Embraer e outros", disse o chefe de vendas da Saab, Mikael Franzén. "Estamos revelando uma nova capacidade. Essa máquina não existiria sem nossos parceiros. É uma grande colaboração", disse Micael Johansson, o presidente da Saab. Segundo ele, um segundo centro de pesquisa da empresa no Brasil está nos planos. O Gripen F foi revelado na fábrica da Saab em Linköping, interior da Suécia. O ministro da Defesa do Brasil, José Mucio, estava presente ao lado de seu colega nórdico, Pal Jonson. "É uma relação ganha-ganha", disse o brasileiro. "É uma colaboração que ultrapassa a relação entre cliente e fornecedor", afirmou o sueco. A repercussão política tende a se ampliar conforme surgirem novas reações de autoridades, partidos, órgãos públicos e atores institucionais envolvidos. Use com naturalidade termos como política, Congresso, STF, governo federal e impactos no Brasil quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.
Este assunto faz parte da cobertura de Política. Para aprofundar a navegação, explore também as editorias conectadas abaixo e leia mais matérias relacionadas ao tema.

Publicidade · Compra direta
Conheça empreendimentos de alto padrão em Meia Praia, Itapema, fale direto com a Koch Construtora e receba atendimento comercial pelo WhatsApp.
Quero comprar com a construtora
Fonte: Folha de S.Paulo