Governo baiano move desde 2009 ações possessórias contra moradores de comunidade quilombola no Recôncavo Baiano;. Search povos tradicionais Quilombolas acusam governo da Bahia de tentar expulsar famílias de território tradicional Governo baiano move desde 2009 ações possessórias contra moradores da comunidade Zumbi, no Recôncavo Baiano; moradores aguardam regularização fundiária em tramitação no Incra; demora de órgão federal entrou na mira do Ministério Público Federal Por Tamyres Matos | Edição Carlos Juliano Barros 03/06/2026 05:30 + DE SALVADOR (BA) — Quilombolas que vivem no Recôncavo Baiano acusam o governo do estado de favorecer o avanço de atividades agropecuárias sobre territórios tradicionais ao mover ações judiciais de despejo contra moradores da região. As denúncias foram apresentadas durante audiência pública realizada no fim de maio, em Salvador, organizada pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo MPBA (Ministério Público do Estado da Bahia). Segundo dossiê entregue às autoridades, o governo estadual move desde 2009 dezenas de ações possessórias contra habitantes da comunidade Zumbi, no município de Maragogipe. A alegação é de que eles estariam instalados irregularmente em terras estaduais às margens da rodovia BA-420. No desenvolvimento da apuração, o foco permanece nos desdobramentos diretos do caso, nas posições oficiais envolvidas e nos impactos práticos para o público brasileiro. Use com naturalidade termos como Brasil, Santa Catarina e impactos no dia a dia quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.