Segundo a FAB, houve falha na comunicação entre torres de comando e aeronaves na manhã desta terça (2). Teria ocorrido uma falha de comunicação entre as torres de comando e as aeronaves, afirma a Força Aérea. A situação teria afetado o aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, o aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana, e o aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. "A suspensão provisória foi motivada por um problema técnico operacional externo. Destaca-se, ainda, que as aeronaves foram devidamente sequenciadas, cumprindo rigorosamente todos os requisitos internacionais de segurança de voo e mantendo o fluxo operacional previsto para os aeródromos. A FAB ressalta que as atividades já foram restabelecidas completamente", afirmou a FAB. No desenvolvimento da apuração, o foco permanece nos desdobramentos diretos do caso, nas posições oficiais envolvidas e nos impactos práticos para o público brasileiro. Use com naturalidade termos como Brasil, Santa Catarina e impactos no dia a dia quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.