Primeira-ministra da Dinamarca vai para seu 3º mandato com coalizão de centro-esquerda
Social-democrata Mette Frederiksen faz aliança com partidos de esquerda, verdes e moderados para seguir à frente do país. 1º.jun.2026 às 17h58 Diminuir fonte Aumentar fonte Ouvir o texto Reuters A primeira-ministra da Dinamarca, a social-democrata Mette Frederiksen, disse nesta segunda-feira (1º) que concordou em formar um governo de coalizão de centro-esquerda, mantendo seu controle sobre o poder em meio a uma crise nas relações do país com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o futuro da Groenlândia. O acordo para formar um governo minoritário dá a Frederiksen um terceiro mandato consecutivo como primeira-ministra, encerrando meses de incerteza após uma eleição em março na qual 12 partidos conquistaram assentos no Parlamento dinamarquês, nenhum com maioria suficiente para governar sem fazer alianças. Sua coalizão centrista perdeu a maioria na votação de 24 de março, quando os dinamarqueses se revoltaram contra uma crise no custo de vida, embora o Partido Social-Democrata tenha permanecido como o maior grupo no parlamento, com 38 dos 179 assentos, abaixo dos 50 que tinha anteriormente. O caso também é acompanhado por seus possíveis reflexos diplomáticos, econômicos e estratégicos, especialmente se houver novas manifestações oficiais ou escalada de tensão. Use com naturalidade termos como cenário internacional, economia global e reflexos no Brasil quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.
Este assunto faz parte da cobertura de Mundo. Para aprofundar a navegação, explore também as editorias conectadas abaixo e leia mais matérias relacionadas ao tema.

Publicidade · Compra direta
Conheça empreendimentos de alto padrão em Meia Praia, Itapema, fale direto com a Koch Construtora e receba atendimento comercial pelo WhatsApp.
Quero comprar com a construtora
Fonte: Folha de S.Paulo