De acordo com modelos do governo dos EUA, o El Niño de 2026 pode se tornar um dos eventos mais intensos das últimas três décadas em todo o mundo. Rodovia no interior de SP cercada pelo fogo de queimadas (Foto: Reprodução/X) Publicidade. O governo de São Paulo anunciou nesta terça-feira, 2, as medidas para o combate ao El Niño severo previsto para o segundo semestre de 2026. Entre as ações estão o uso de um novo painel de dados integrado com inteligência artificial (IA), sistemas de câmeras, monitoramento por satélite e uma parceria com o aplicativo de trânsito Waze. De acordo com o governo estadual, o painel de inteligência “SP Sem Fogo” cruzará dados de meteorologia, mapas de risco, ocorrências e monitoramento em tempo real com uso de IA, para apoiar a tomada de decisão no combate a incêndios. Também será utilizado monitoramento via satélite. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.