O presidente do Irã afirmou que adotará medidas para garantir a segurança na rota estratégica, mas culpou os EUA e Israel por criarem barreiras ao comércio marítimo e à diplomacia. Presidente iraniano, Masoud Pezeshkian 21/02/2026 Site presidencial do Irã/WANA (Agência de Notícias da Ásia Ocidental)/Handout via REUTERS Publicidade. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que Teerã está trabalhando em esforços para facilitar a passagem de navios do Japão pelo Estreito de Ormuz, para que ocorra “sem problemas”. A afirmação foi feita em mensagem via Telegram nesta segunda-feira, 1. A sinalização acontece poucas horas após uma ligação entre Pezeshkian e a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi. Segundo ele, o Irã adotará “todas as medidas ao alcance” para normalizar o tráfego marítimo em Ormuz e preservar a estabilidade e a segurança na passagem estratégica, bem como está “totalmente preparado” para facilitar a navegação marítima na importante rota. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.