Se no começo do ano, a entrada de recursos estrangeiros surpreendeu, o "sell in may and go away" ratificou a tendência negativa já observada em abril. No mês de maio, estrangeiros levaram embora R$ 14,91 bilhões da B3, em movimento já antecipado ao longo do mês. Segundo levantamento da Elos Ayta com base em dados da B3, trata-se da maior saída mensal de recursos desde janeiro de 2022 e supera o recorde anterior de R$ 13,21 bilhões registrado em agosto de 2023. O “sell in may and go away”, segundo especialistas, mostra postura de aversão ao risco global em primeira análise, mas também descortina dinâmica que se instalou no início do ano e é explicado por outros fatores. Os investidores estrangeiros retiraram R$ 14,91 bilhões da B3 em maio de 2026, considerando apenas operações no mercado secundário e desconsiderando aportes em IPOs e follow-ons. Quando considerados os aportes em IPOs e follow-ons, a saída líquida em maio totaliza R$ 13,27 bilhões, também o maior fluxo negativo da série analisada desde 2022. O recorde anterior havia sido observado em abril de 2024, com retirada de R$ 11,1 bilhões. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.