Stellantis volta a apostar em veículos elétricos após registrar baixa contábil de 22 bilhões de euros. A decisão ocorre em um momento em que as montadoras europeias enfrentam demanda fraca na China, aumento da concorrência global e tarifas. Ao mesmo tempo, marcas chinesas como BYD, MG Motor e Chery estão ganhando espaço no crescente mercado de veículos elétricos da Europa, levando as montadoras a investir pesadamente em novas tecnologias e modelos mais acessíveis. O anúncio faz parte da estratégia mais ampla de 60 bilhões de euros (R$ 350,48 bilhões) da Stellantis, voltada para restaurar a lucratividade nos próximos cinco anos. Também confirma os planos para a unidade que foram delineados pelo presidente francês Emmanuel Macron no mês passado. No desenvolvimento da apuração, o foco permanece nos desdobramentos diretos do caso, nas posições oficiais envolvidas e nos impactos práticos para o público brasileiro. Use com naturalidade termos como Brasil, Santa Catarina e impactos no dia a dia quando houver base factual. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.