Como a batata pode ter mudado o DNA dos primeiros povos dos Andes
Estudo revela que milhares de anos de cultivo da batata favoreceram a seleção natural de um gene associado à digestão do amido. EXAME - Negócios, Economia, Tecnologia e Carreira Assinar Entrar Ciência Home Ciência Como a batata pode ter mudado o DNA dos primeiros povos dos Andes Estudo revela que milhares de anos de cultivo da batata favoreceram a seleção natural de um gene associado à digestão do amido Batata: milhares de anos de cultivo podem ter deixado marcas permanentes no DNA dos povos indígenas dos Andes (Freepik). A domesticação da batata nos Andes pode ter deixado uma marca permanente no DNA humano. Um estudo publicado na revista Nature Communications concluiu que os povos indígenas dos Andes peruanos desenvolveram, ao longo de milhares de anos, uma adaptação genética que melhora a digestão do amido, provavelmente como consequência do consumo frequente desse alimento. Pesquisadores da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Universidade de Buffalo descobriram que os indígenas peruanos possuem, em média, mais cópias do gene AMY1, responsável pela produção da enzima amilase salivar, do que qualquer outra população analisada. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.
Este assunto faz parte da cobertura de Economia. Para aprofundar a navegação, explore também as editorias conectadas abaixo e leia mais matérias relacionadas ao tema.

Publicidade · Compra direta
Conheça empreendimentos de alto padrão em Meia Praia, Itapema, fale direto com a Koch Construtora e receba atendimento comercial pelo WhatsApp.
Quero comprar com a construtora
Fonte: Exame