Pesquisa com mais de 2.100 adultos encontrou associação entre maior consumo de ultraprocessados, pior capacidade de foco e fatores ligados à demência. EXAME - Negócios, Economia, Tecnologia e Carreira Assinar Entrar Ciência Home Ciência Alimentos ultraprocessados podem prejudicar a atenção, diz estudo Pesquisa com mais de 2.100 adultos encontrou associação entre maior consumo de ultraprocessados, pior capacidade de foco e fatores ligados à demência (Imagem gerada por IA/Exame). Consumir mais alimentos ultraprocessados pode afetar a capacidade de concentração e aumentar fatores de risco associados à demência, segundo um estudo publicado na revista Alzheimer's & Dementia: Diagnosis, Assessment & Disease Monitoring. A pesquisa foi conduzida por cientistas da Monash University, da Universidade de São Paulo (USP) e da Deakin University, que analisaram dados alimentares e cognitivos de mais de 2.100 australianos de meia-idade e idosos sem diagnóstico de demência. O tema é relevante para o ambiente de negócios porque pode influenciar expectativas de mercado, decisões corporativas e avaliação de risco por parte de investidores. Use com naturalidade termos como economia, investimentos, mercado, empresas e Santa Catarina sem forçar localismo artificial. O Notícia Litoral acompanha o tema e atualizará este conteúdo se surgirem novas informações relevantes.